Como ter higiene mental e equilíbrio emocional? Com arteterapia!
Este artigo aborda a arteterapia como meio de promoção da higiene mental e do equilíbrio emocional.
Em primeiro lugar, temos que entender o que é isso.
A higiene mental é o conjunto de atividades que permitem que uma pessoa esteja em equilíbrio com o seu ambiente familiar, profissional e sociocultural. Tais atividades ajudam a manter o equilíbrio emocional e psicológico.
Ou seja, a saúde mental de um indivíduo está associada à capacidade para gerir os seus conflitos pessoais, que envolvem medos, angústias, que geram ansiedade. Isso requer uma combinação entre resiliência emocional e capacidade cognitiva, que incluem flexibilidade, desenvoltura e um certo grau de criatividade.
Dessa forma, as atividades criativas entram como prioridade para ajudar as pessoas a alcançarem o equilíbrio emocional, promover higiene mental e cultivar o autocuidado.
Benefícios do autocuidado mental e emocional
Autocuidado mental e emocional resultam em benefícios à saúde e ao bem-estar no nosso dia-a-dia.
Isso quer dizer que saber cuidar de si mesmo constitui uma autorresponsabilidade vital.
Pois afeta seus pensamentos, comportamentos e emoções.
Assim, ser saudável mental e emocionalmente pode promover produtividade e eficácia em atividades pessoais e profissionais, através da capacidade de gerenciar o estresse.
Isso significa adquirir a capacidade de lidar com os altos e baixos da vida de uma maneira mais ajustada, que resultam em:
- fazer melhores escolhas de vida,
- manter um estilo de vida saudável,
- descobrir seu próprio potencial.
Sobretudo, o ideal é agir preventivamente para impedir que se chegue a um estado de esgotamento. Porém, muitas vezes o estresse se acumula silenciosamente e não percebemos até que um dia o esgotamento emocional e mental se instala de vez.
Sinais de esgotamento emocional e mental
É necessário estarmos atentos aos sinais de esgotamento emocional e mental.
Muita fadiga e nervos à flor da pele?
A estafa, ou fadiga, é um esgotamento que pode ter origem física ou emocional.
A propósito, isso tem origem em estados acumulados de estresse físico e emocional que levam o indivíduo a se sentir constantemente cansado.
Igualmente, podemos chamar isso de exaustão emocional, que é um estado desgaste por questões da vida pessoal ou profissional, ou uma combinação de ambos.
Geralmente, as pessoas que sofrem de exaustão emocional sentem que não têm poder ou controle sobre o que acontece na vida. Eles podem se sentir impotentes, como se estivessem presas a uma situação sem solução.
Um dos principais sinais desse tipo de esgotamento costumam ser falta de energia, desânimo, desmotivação para realizar atividades que antes gostava muito, dores pelo corpo e uma vontade de não levantar da cama.
Ainda, tais sintomas podem dificultar a superação da exaustão emocional, podendo levar a nos fazer sentir impotentes, como que encurralados em situações supostamente simples de resolver.
Especialmente, com o passar do tempo, esse estado crônico e estressado pode causar danos permanentes à sua saúde.
Em tempos difíceis, a exaustão, ou estafa emocional pode se tornar realidade na vida de cada um de nós, mas nunca é tarde demais para obter ajuda.
Contudo, podemos temos que permanecer atento aos sinais e buscar ajuda para prevenir que tal problema se estabeleça.
A exaustão emocional é um dos sinais de burnout
A exaustão emocional é um dos sinais de burnout. Porém a principal característica da síndrome de burnout é que o estado de esgotamento e de tensão emocional são provocados por condições de trabalho físicas, emocionais e psicológicas desgastantes. A síndrome se manifesta especialmente em pessoas cuja profissão exige envolvimento interpessoal direto e intenso.
Quando sentimos que o trabalho nos oprime e acreditamos que isso não acontecia antes. Ou temos a sensação de estar preso em uma rotina de trabalho insignificante e sem fim, podemos, então, estar sofrendo dessa síndrome.
O Burnout é um diagnóstico médico legítimo de acordo com o manual da Organização Mundial da Saúde (OMS), a Classificação Internacional de Doenças (CID-11), que orienta os médicos no diagnóstico de doenças.
Os principais sintomas de estafa emocional são:
- Sentimento de tristeza ou infundada ou difusa insatisfação
- Pensamento confuso ou capacidade reduzida de concentração.
- Medos ou preocupações excessivas ou sentimentos extremos de culpa.
- Mudanças extremas de humor de altos e baixos.
- Afastamento de amigos e atividades.
- Cansaço significativo, pouca energia ou problemas para dormir.

Prevenção com arteterapia
Uma das maneiras mais eficazes de prevenção é o trabalho com arteterapia. Pois as atividades arteterapêuticas promovem o equilíbrio das emoções, incluindo melhorias na qualidade de vida e jornada de autoconhecimento.
A arteterapia proporciona a aquisição de recursos para administrar as emoções em busca da inteligência emocional que envolve o equilíbrio entre as áreas presentes nos dois hemisférios do cérebro: o esquerdo e o direito. Assim, promove uma reorientação das funções do cérebro emocional, ou sistema límbico, conectando áreas do hemisfério direito com o hemisfério esquerdo do cérebro.
Acima de tudo, as atividades arteterapêuticas são de natureza sensorial. Portanto, oferecem oportunidades de manifestação das expressões criativas que levam a engajamentos intensos nas atividades. Por isso, fortalece a capacidade de concentração, conectando funções cerebrais sensoriais, emocionais e cognitivas.
Dessa maneira, graças à neuroplasticidade, tais funções podem ser ajustadas e fortalecidas.
Principalmente, o resultado é que adquirimos capacidade de compreender as origens dos nossos estados emocionais. Essa compreensão resulta em melhor manejo das funções racionais para o alcance de solução de problemas.
Aliás, esse equilíbrio entre emoção e razão permite melhor adaptação aos conflitos e melhor qualidade de vida.
Ao mesmo tempo que esse equilíbrio favorece a higiene mental, também promove o equilíbrio emocional.Porque faz com que a pessoa mude o foco de atenção. Como resultado, a arteterapia conduz à aquisição de capacidade criativa para gerar solução de problemas e conflitos pessoais e profissionais.
Autocuidar-se com arteterapia: higiene mental e equilíbrio emocional
Cada um de nós pode se autocuidar com arteterapia e se tornar capaz de manejar o equilíbrio emocional enquanto realiza higiene mental, pois o processo arteterapêutico:
- Reduz a ansiedade e os sentimentos de angústia.
- melhora o humor
- clareia os pensamentos
- aumenta a autoestima
- reduz o risco de depressão
- desperta a autoconsciência saudável com a capacidade de insight,
- promove resiliência emocional e adaptação social.
Cuide-se, pratique sua higiene mental e a sua criatividade, pois a nossa qualidade depende de da nossa resiliência emocional.
Enfim, tudo depende de nós mesmos, das nossas escolhas e do nosso autoconhecimento para cultivar o nosso equilíbrio.
E quando precisar pode contar com a arteterapia para a sua higiene mental e o seu equilíbrio emocional.
Abraço,
Deixe um comentário